[TUTORIAL] Camera com colisão e Follow dinamico estilo RPG WOW
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[TUTORIAL] Camera com colisão e Follow dinamico estilo RPG WOW
Basta ter uma camera em sua cena e adicionar este script a ela, depois linkar o Player na variavel "Target"
Se você está utilizando a Unity 5, terá que utilizar este script abaixo:
- Código:
var target : Transform;
var targetHeight = 2.0;
var distance = 5.0;
var maxDistance = 20;
var minDistance = 2.5;
var xSpeed = 250.0;
var ySpeed = 120.0;
var yMinLimit = -20;
var yMaxLimit = 80;
var zoomRate = 20;
var rotationDampening = 3.0;
private var x = 0.0;
private var y = 0.0;
@script AddComponentMenu("Camera-Control/WoW Camera")
function Start () {
var angles = transform.eulerAngles;
x = angles.y;
y = angles.x;
if (rigidbody)
rigidbody.freezeRotation = true;
}
function LateUpdate () {
if(!target)
return;
if (Input.GetMouseButton(0) || Input.GetMouseButton(1)){
x += Input.GetAxis("Mouse X") * xSpeed * 0.02;
y -= Input.GetAxis("Mouse Y") * ySpeed * 0.02;
} else if(Input.GetAxis("Vertical") || Input.GetAxis("Horizontal")) {
var targetRotationAngle = target.eulerAngles.y;
var currentRotationAngle = transform.eulerAngles.y;
x = Mathf.LerpAngle(currentRotationAngle, targetRotationAngle, rotationDampening * Time.deltaTime);
}
distance -= (Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") * Time.deltaTime) * zoomRate * Mathf.Abs(distance);
distance = Mathf.Clamp(distance, minDistance, maxDistance);
y = ClampAngle(y, yMinLimit, yMaxLimit);
var rotation:Quaternion = Quaternion.Euler(y, x, 0);
var position = target.position - (rotation * Vector3.forward * distance + Vector3(0,-targetHeight,0));
transform.rotation = rotation;
transform.position = position;
}
static function ClampAngle (angle : float, min : float, max : float) {
if (angle < -360)
angle += 360;
if (angle > 360)
angle -= 360;
return Mathf.Clamp (angle, min, max);
}
Se você está utilizando a Unity 5, terá que utilizar este script abaixo:
- Código:
var target : Transform;
var targetHeight = 2.0;
var distance = 5.0;
var maxDistance = 20;
var minDistance = 2.5;
var xSpeed = 250.0;
var ySpeed = 120.0;
var yMinLimit = -20;
var yMaxLimit = 80;
var zoomRate = 20;
var rotationDampening = 3.0;
private var x = 0.0;
private var y = 0.0;
@script AddComponentMenu("Camera-Control/WoW Camera")
function Start () {
var angles = transform.eulerAngles;
x = angles.y;
y = angles.x;
if (GetComponent.<Rigidbody>())
GetComponent.<Rigidbody>().freezeRotation = true;
}
function LateUpdate () {
if(!target)
return;
if (Input.GetMouseButton(0) || Input.GetMouseButton(1)){
x += Input.GetAxis("Mouse X") * xSpeed * 0.02;
y -= Input.GetAxis("Mouse Y") * ySpeed * 0.02;
} else if(Input.GetAxis("Vertical") || Input.GetAxis("Horizontal")) {
var targetRotationAngle = target.eulerAngles.y;
var currentRotationAngle = transform.eulerAngles.y;
x = Mathf.LerpAngle(currentRotationAngle, targetRotationAngle, rotationDampening * Time.deltaTime);
}
distance -= (Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") * Time.deltaTime) * zoomRate * Mathf.Abs(distance);
distance = Mathf.Clamp(distance, minDistance, maxDistance);
y = ClampAngle(y, yMinLimit, yMaxLimit);
var rotation:Quaternion = Quaternion.Euler(y, x, 0);
var position = target.position - (rotation * Vector3.forward * distance + Vector3(0,-targetHeight,0));
transform.rotation = rotation;
transform.position = position;
}
static function ClampAngle (angle : float, min : float, max : float) {
if (angle < -360)
angle += 360;
if (angle > 360)
angle -= 360;
return Mathf.Clamp (angle, min, max);
}
Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:18 pm, editado 1 vez(es)
Re: [TUTORIAL] Camera com colisão e Follow dinamico estilo RPG WOW
Tem como deixar o efeito que faz a camera demorar um pouco ate alcançar o alvo igual a camera do seu script do GTA ?
inginex- Iniciante
- PONTOS : 3071
REPUTAÇÃO : 0
Re: [TUTORIAL] Camera com colisão e Follow dinamico estilo RPG WOW
Basta colocar algum comando de slerp ou Lerp nestes 2 parametros
- Código:
transform.rotation = rotation;
transform.position = position;
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