[DUVIDA] Problemas na rotação de uma esfera com o mouse ( AddTorque )
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[DUVIDA] Problemas na rotação de uma esfera com o mouse ( AddTorque )
Boa noite galera. Esse é o meu primeiro tópico no fórum e venho encarecidamente pedir da ajuda de vocês com um problema que me inferniza a um tempo.
Bom, para contextualizar, a ideia consiste em um esfera texturizada(Com uma textura cheia de detalhes) em frente a uma Main Camera que é possível rotacionar(x e y) a partir do toque do mousse(Como se fosse um touch).
Comecei utilizando o .Rotate para o serviço mas me deparei com muitas falhas e decidir usar o .AddTorque do Rigidbody, que alem de tudo ainda me da um movimento mais suave.
Eis que surge O PROBLEMA... Quando eu começo a misturar os giros (horizontal e vertical) ou apenas faço um giro na diagonal ele começa a tiltar os controles. Isso é devido a orientação que ele usar para girar, local(a do gameobject) e não a global. Isso faz com que ao girar no eixo Y, o eixo X gire junto. Logo, quando vou girar no X ele usa a nova referência .
Tentei achar em várias comunidades mas não consegui resolver meu problema. Alguém consegue me dar uma luz?
Existe como eu fazer ele girar no global? Resetar a referência dele ou algo do tipo? Realmente não tenho idéias . Até tentei uma loucura de criar um GameObject vazio, colocar a esfera dentro dele e ao soltar o botão do mouse a esfera se mantem no local e a rotação apenas do GameObject vazio zerasse novamente para sempre resetar a referência. Mas ai ficou muito confuso o código, apaguei e fiquei desanimado de recomeçar. Se eu conseguir solucionar antes eu posto aqui para todos, pq isso sim é um bom probleminha de lógica kkkkk.
Bom, para contextualizar, a ideia consiste em um esfera texturizada(Com uma textura cheia de detalhes) em frente a uma Main Camera que é possível rotacionar(x e y) a partir do toque do mousse(Como se fosse um touch).
Comecei utilizando o .Rotate para o serviço mas me deparei com muitas falhas e decidir usar o .AddTorque do Rigidbody, que alem de tudo ainda me da um movimento mais suave.
Eis que surge O PROBLEMA... Quando eu começo a misturar os giros (horizontal e vertical) ou apenas faço um giro na diagonal ele começa a tiltar os controles. Isso é devido a orientação que ele usar para girar, local(a do gameobject) e não a global. Isso faz com que ao girar no eixo Y, o eixo X gire junto. Logo, quando vou girar no X ele usa a nova referência .
Tentei achar em várias comunidades mas não consegui resolver meu problema. Alguém consegue me dar uma luz?
Existe como eu fazer ele girar no global? Resetar a referência dele ou algo do tipo? Realmente não tenho idéias . Até tentei uma loucura de criar um GameObject vazio, colocar a esfera dentro dele e ao soltar o botão do mouse a esfera se mantem no local e a rotação apenas do GameObject vazio zerasse novamente para sempre resetar a referência. Mas ai ficou muito confuso o código, apaguei e fiquei desanimado de recomeçar. Se eu conseguir solucionar antes eu posto aqui para todos, pq isso sim é um bom probleminha de lógica kkkkk.
- Código:
float amount = 88.0f;
void FixedUpdate()
{
if (Input.GetMouseButton(0))
{
h = Input.GetAxis("Mouse X") * -amount * Time.deltaTime;
v = Input.GetAxis("Mouse Y") * -amount * Time.deltaTime;
GetComponent<Rigidbody>().AddTorque(transform.up * h);
GetComponent<Rigidbody>().AddTorque(transform.right * v);
}
}
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