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Seg Out 09, 2023 4:19 pm
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Ter Out 03, 2023 9:08 pm
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Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am



































































































Acrescentar um valor em uma variável float

3 participantes

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DÚVIDA Acrescentar um valor em uma variável float

Mensagem por Hardencio Ter Abr 05, 2016 3:38 pm

Hello galera,

To tentando adicionar um valor a uma float por exemplo 5. Tenho lá:
Código:
public static float energia;


e chamo no meu script quando coleto a energia:

Código:
void OnTriggerEnter(Collider col){
      if (col.tag == "Player"){

         Debug.Log ("coletou");
         Destroy (gameObject);
         ContEnergia.energia + 10;
//ContEnergia é o nome do script
      }
}

Porem quando adiciono esse comando :

Código:
ContEnergia.energia + 10;

Aparece esse erro: error CS0201: Only assignment, call, increment, decrement, and new object expressions can be used as a statement

Alguém sabe resolver?
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DÚVIDA Re: Acrescentar um valor em uma variável float

Mensagem por ismarspn Ter Abr 05, 2016 4:48 pm

Coloca assim...

Código:
ContEnergia.energia = ContEnergia.energia + 10;
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DÚVIDA Re: Acrescentar um valor em uma variável float

Mensagem por Hardencio Ter Abr 05, 2016 4:54 pm

Na verdade não funcionou, ele está adicionando mais do que deveria, por exemplo:
Código:
ContEnergia.energia = ContEnergia.energia + 5;   
E estou com o valor 6 ai quando pego a energia deveria ir pra 11 com esse +5. Porem fica 16 =/...
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DÚVIDA Re: Acrescentar um valor em uma variável float

Mensagem por ismarspn Ter Abr 05, 2016 5:19 pm

Se o maximo que você quer que sua energia seja 11, então você tem que colocar um if lá no seu script "CountEnergia"...

Código:
if(energia >= 11){
energia = 11;
}
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DÚVIDA Re: Acrescentar um valor em uma variável float

Mensagem por Hardencio Ter Abr 05, 2016 5:24 pm

Não, eu quero que quando eu colido com a energia acrescente o valor da energia tipo mais 5.
Meu script ContEnergia começa com o valor 15. Quando eu pegar a energia ele soma mais 5.

Tipo cada movimento do meu player é menos um desses 15, ai quando pegar a energia ele ganha +5.
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DÚVIDA Re: Acrescentar um valor em uma variável float

Mensagem por luKkaSs Ter Abr 05, 2016 7:36 pm

Código:

void OnTriggerEnter(Collider col){
     if (col.CompareTag(Player)){

        Debug.Log ("coletou");
        Destroy (gameObject);
        ContEnergia.energia += 10;
//ContEnergia é o nome do script
     }
}
E assim q se faz pra compara tags e somar variaveis.
comparaçao de tags http://docs.unity3d.com/ScriptReference/Component.CompareTag.html

as operaçoes basicas.
Código:

-= //subtração
+= // adição
*= // multiplicação
/= //divisão

pra soma variaveis e valores e tipo assim.

Código:

public int variavel; // declarei uma variavel do tipo inteiro ou seja nao usa ponto

variavel = 11; // assim eu digo que essa variavel e igual a 11.
variavel -= 5; // agora eu subtrai 5 dessa variavel, então agora ela vale 6.
variavel += 1; // agora eu somei 1 nela, entao agora ela vale 7.

Deu pra entender?

Voce também deve diferencia os valores do tipo float com o ".0f".
mesmo exemplo so que com float.

Código:

public float variavel; // float usa ponto exemplos 01.0

variavel = 11.0f; // assim eu digo que essa variavel e igual a 11.
variavel -= 5.0f; // agora eu subtrai 5 dessa variavel, então agora ela vale 6.
variavel += 1.0f; // agora eu somei 1 nela, entao agora ela vale 7.

Vc tambem pode usa numero floats sem o ".0", desde que mantenha o "f". Mas nao recomendo pq tem uns problemas q podem acontecer, mais isso e outra historia.

Código:


public float valorComPontos = 10f; declarei uma variavel float ea defini como sendo 10.



Última edição por luKkaSs em Ter Abr 05, 2016 8:15 pm, editado 2 vez(es)
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DÚVIDA Re: Acrescentar um valor em uma variável float

Mensagem por Hardencio Ter Abr 05, 2016 7:52 pm

Ai Meu Deus HHEUHAUEA claro que tava somando errado...meu player esta com dois gameobjects, o pai que tem o controler, e o filho que tem os componentes como, modelagens, animação, rigidbody, etc. E os dois estavam com a tag player. Ou seja, tava aplicando o valor em dobro :P

Desculpem pelo vacilo hahaha
As vezes acontece dessas né pessoal. Quem meche na unity sabe.

Obrigado a todos. Abraço!
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