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[RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

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Resolvido [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por DevFrustrada Seg maio 17, 2021 10:44 pm

Oi pessoal

Estou criando um mini game de cards por turno, ja tenho boa parte funcionando e preciso fazer com que quando meu player atual aperte um botao, uma animação de uma imagem aconteça para todos os outros players. 

Eu consegui fazer isso, mas realizo essa checagem no script do player > CmdChamaAnimacaoUI e checo no update e ai atualiza pra todos.

Mas eu tenho alguns tipos de animação pra mostrar e nao fica viavel fazer no update. 

Como eu posso fazer pra meu player falar pros demais jogadores chamarem um método localmente?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por Fagner Seg maio 17, 2021 10:49 pm

Normalmente você cria uma variável que é sincronizada sempre que o valor for alterado no servidor, quando essa variável é alterada ela chama um metodo da sua escolha, sem a necessidade de verificar todo frame na Update.
Também dá pra chamar um RPC no servidor, ele também pode ser executado pra todos os clientes.
Pra dizer com certeza preciso saber qual biblioteca de rede está utilizando, Photon, Mirror, etc.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por DevFrustrada Seg maio 17, 2021 10:56 pm

Estou usando Unet , mirror

mas terei alguns tipos de animacão: a batalha, vitoria, derrota e empate.

Devo criar uma syncvar pra cada uma?

tipo, [syncVar] animBatalha, animVitoria, animDerrota ?

mas se mudo ela no command tbm nao funciona, apenas se eu checar no update if animBatalha == true > scripUI...

Uso assim o command
  [Command]
    public void CmdChamaAnimacaoUI () 
    {
        scriptUI.AnimacaoBatalha();
    }

como funciona o rpc?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por Fagner Seg maio 17, 2021 11:10 pm

Não sei como seu jogo está estruturado, isso aqui é um chute.

Eu criaria apenas uma SyncVar do tipo byte, no server eu escolheria um valor conforme a animação desejada.
Nos clientes quando a SyncVar do tipo byte fosse atualizada, eu usaria um hook em algum metodo, passando o byte como parâmetro. Nesse método eu mudaria a animação conforme o valor.
Nesse caso o código é executado APENAS no seu jogador (versão que existe na sua maquina e na maquina das outras pessoas)

Código:
using Mirror;

public class AnimServer : NetworkBehaviour
{
    [SyncVar(hook =(nameof(TocarAnimacao)))]
    byte codigoAnim;

    public void ChamarAnimacao()
    {
        CmdChamarAnimacao(0);
    }

    [Command]
    void CmdChamarAnimacao(byte valor)
    {
        codigoAnim = valor;
    }
    
    void TocarAnimacao(byte valorAntigo, byte valorNovo)
    {
        if(valorNovo == 0)
        {
            //Animação 0
        }
        else if(valorNovo == 1)
        {
            //animacao 1
        }
    }
}



Com o ClientRPC, o código seria executado em TODOS os jogadores, caso usasse o TargetRPC sem passar um target, seria similar a usando usando a syncvar

Código:
using Mirror;

public class AnimServer : NetworkBehaviour
{
    public void ChamarAnimacao()
    {
        CmdChamarAnimacao(0);
    }

    [Command]
    void CmdChamarAnimacao(byte valor)
    {
        RpcChamarAnimacao(valor);
    }

    [ClientRpc]
    void RpcChamarAnimacao(byte valor)
    {
        if (valor == 0)
        {
            //Animação 0
        }
        else if (valor == 1)
        {
            //animacao 1
        }
    }
}
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por DevFrustrada Seg maio 17, 2021 11:16 pm

quando você diz server eu poderia chamar no meu client que tem autoridade no momento?

Entao se o meu client atual chamar o rpc vai atualizar pra todos em suas próprias maquinas? Pois cada client tem o mesmo script player e de ui e etc.. é deles acessarem eles proprios , o scriptUI e chamarem a animacao
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por Fagner Seg maio 17, 2021 11:21 pm

Sim, quando digo Server é o código com a tag [Command].
O script é um só, mas isso vai ser executado no seu player que existe no Servidor (você como player existe em três lugares, na sua maquina, no server e na maquina das outras pessoas) cada tag faz o código executar em um lugar diferente.
Você tem autoridade do seu jogador na sua maquina, se esse script ficar nele você consegue chamar o comando(que roda no servidor), alterando a Syncvar(no servidor) e uma vez alterada lá, ela é alterada automaticamente pra todas as versões de você.
Quando isso ocorrer, o metodo que deixei no hook é chamado passando o valor atualizado desse byte como "valorNovo", aí você faz o que quiser com o numero, toca uma anim diferente, etc.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por DevFrustrada Seg maio 17, 2021 11:28 pm

entendi , muito obrigada! vou revisar o que tenho e tentar o hook e rpc. se conseguir aviso aqui como fiz!

obrigada pela ajuda
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por Fagner Seg maio 17, 2021 11:31 pm

De nada, olha, faz ou usando a SyncVar junto com o hook, ou com o ClientRpc, não tem necessidade dos dois, pelo que entendi do seu problema, eu usaria a Syncvar.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Chamar metodo em todo os players - Unity multiplayer

Mensagem por DevFrustrada Ter maio 18, 2021 5:26 pm

Consegui!

Fiz da fdorma que me falou:

[SyncVar(hook = (nameof(TocaUIAniml)))] byte codigoAnim;

Quando o jogador aperta o botao eu ja passo um ChamaAnimacao(0); 

Código:
public void ChamaAnimacao( byte valor)
    {
        {
            CmdChamaAnimacao(valor);
        }
    }

    [Command]
    void CmdChamaAnimacao(byte valor)
    {
        codigoAnim = valor;

    }

    void TocaUIAnim(byte valorantigo, byte valorNovo)
    {
        if (valorNovo == 0)
        {
            scriptUI.CarregaAnim(AnimBatalha.guerreiroA, guerreiroB);
        }
        else if (valorNovo == 1)
        {
            //animacao 1
        }
    }
 
Agora vou ver como pego essas imagens dos guerreiros especificos da batalha kk ja tenho uma ideia. Obrigada mesmo!
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