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Como aceder a pontuação correta no outro script

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DÚVIDA Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Seg Jan 25, 2021 9:07 pm

Olá, estou com dificuldade em fazer com que o robô quando apanhe os items no final ao bater no objecto ele mude de sprite do objecto consoante a pontuação.
O código é o seguinte:
Código:

public class Player{
....
//função que ao colidir com um item adiciona à lista inventário o item
   public void OnTriggerEnter2D(Collider2D collision)
   {

         //Verifica se o item tem tem a mesma tag
      if (collision.CompareTag ("Plastic")) {
         
            string itemTypePlastic = collision.gameObject.GetComponent<CollectableScript> ().itemType;//quando colide com o objecto vai adicionar o item na class CollectableScript
            //print ("We have collected item " + itemTypePlastic);
            //print ("items " + inventory.Count); //conta os items que estão dentro da lista e depois mostra-os na consola
            itemsPlasticList.Add (itemTypePlastic); //adiciona à lista
         Debug.Log(itemsPlasticList.Count + "contagem de items");
            Destroy (collision.gameObject); //destroi o item depois de colidir
            //countPlastic++;
         textCountItemsPlastic.text = itemsPlasticList.Count.ToString() + "/3";
         //PlayerPrefs.SetInt ("countPlastic", countPlastic);
         }

         if (collision.CompareTag ("Glass")) {
            string itemTypeGlass = collision.gameObject.GetComponent<CollectableScript> ().itemType;//quando colide com o objecto vai adicionar o item na class CollectableScript
            //print ("We have collected item " + itemTypeGlass);
            //print ("items " + inventory.Count); //conta os items que estão dentro da lista e depois mostra-os na consola
            itemsGlassList.Add (itemTypeGlass); //adiciona à lista
            Destroy (collision.gameObject); //destroi o item depois de colidir
            //countGlass++;
         textCountItemsGlass.text = itemsGlassList.Count.ToString () + "/3";
            //PlayerPrefs.SetInt ("countGlass", countGlass);
         }
  }
}
Agora temos a segunda classe que é ChangeSpritePlastic:
Código:
public class ChangeTrashPlastic : MonoBehaviour {
   //Declaração dos objectos publicos
   public GameObject portalFinishGameOpen;
   public GameObject portalFinishGameClose;
   public GameObject trashPlastic;
   public Sprite[] trashPlasticArray;
   public SpriteRenderer spriteRender;

   //Declaração das classes player e PlayerMoviment privadas
   private Player player;
   private PlayerMoviment playerMoviment;

   //Inicia uma unica vez
   void Start () {
      //procura pelo nome do objecto e usa o script player ou playerMoviment
      player = GameObject.Find ("Player").GetComponent<Player> ();
      playerMoviment = GameObject.Find ("Player").GetComponent<PlayerMoviment> ();

      //countTotalPlastic = count.getCountPlastic;
      spriteRender = GetComponent<SpriteRenderer> ();

      //abre e fecha a porta do portal
      portalFinishGameClose.SetActive(true);
      portalFinishGameOpen.SetActive(false);
   }

   //função que detecta as colisões quando entra e compara a contagem de items abrindo o portal
   public void OnTriggerEnter2D(Collider2D colision){
      if (player.itemsPlasticList.Count < trashPlasticArray.Length) {
         spriteRender.sprite = trashPlasticArray [player.itemsPlasticList.Count];
      }
      playerMoviment.targetPos = playerMoviment.origPos;
      portalFinishGameClose.SetActive (false);
      portalFinishGameOpen.SetActive (true);

         //spriteRender.sprite = trashPlasticArray [player.totalCountPlastic - 1];

   }
}
o problema esta na função OnTriggerEnter(), eu não estou a conseguir aceder aos pontos exatos que na classe  Player conta sempre mais um e não estou a conseguir resolver esse problema pois conta uma posição a mais por isso ai pus o contador da classe player nesta  classe a  player.totalCountPlastic -1.

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 11:16 am

Voce adicionou um Box Collider 2D e ativou o IsTrigger neste objeto que contem o script?
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 12:10 pm

Pokedlg escreveu:Voce adicionou um Box Collider 2D e ativou o IsTrigger neste objeto que contem o script?
Sim neste caso é o player e no outro é o caixote. 
O problema é que ao colidirem não muda o sprite corretamente

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 12:13 pm

Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:Voce adicionou um Box Collider 2D e ativou o IsTrigger neste objeto que contem o script?
Sim neste caso é o player e no outro é o caixote. 
O problema é que ao colidirem não muda o sprite corretamente
Eu neste caso estou a usar o tamanho da lista como contador ou seja a minha ideia era quando apanhes se por exemplo um item ao ir colidir com o objecto final ele ficava com o tamanho qie a lista tivesse

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 12:13 pm

Xremix30 escreveu:
Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:Voce adicionou um Box Collider 2D e ativou o IsTrigger neste objeto que contem o script?
Sim neste caso é o player e no outro é o caixote. 
O problema é que ao colidirem não muda o sprite corretamente
Eu neste caso estou a usar o tamanho da lista como contador ou seja a minha ideia era quando apanhes se por exemplo um item ao ir colidir com o objecto final ele ficava com o tamanho qie a lista tivesse
E ia mudando de sprite consoante o número da lista

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 12:31 pm

Xremix30 escreveu:
Xremix30 escreveu:
Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:Voce adicionou um Box Collider 2D e ativou o IsTrigger neste objeto que contem o script?
Sim neste caso é o player e no outro é o caixote. 
O problema é que ao colidirem não muda o sprite corretamente
Eu neste caso estou a usar o tamanho da lista como contador ou seja a minha ideia era quando apanhes se por exemplo um item ao ir colidir com o objecto final ele ficava com o tamanho qie a lista tivesse
E ia mudando de sprite consoante o número da lista
Estive a fazer debug a lista e ela no segundo script da zero.

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 2:12 pm

ItemPlasticList é uma lista de strings?
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 2:14 pm

Pokedlg escreveu:ItemPlasticList é uma lista de strings?
Sim.

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 2:18 pm

a lista no script do player, está funcionando normalmente?
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 2:22 pm

Pokedlg escreveu:a lista no script do player, está funcionando normalmente?
Sim tudo funciona

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 2:57 pm

Ele nao muda para sprite nenhum, ou ele muda para um incorreto?
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 3:05 pm

Pokedlg escreveu:Ele nao muda para sprite nenhum, ou ele muda para um incorreto este caso com o tamho lista não muda para nenhum porque ela no segundo script fica a zero. Mas se fizer um contador no player é passa lo para o segundo script funciona. Só qie tenho de fazer - 1 no contador para que fique com os sprites corretos. 

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 3:12 pm

nao estou compreendendo muito bem, mas me corrija se eu estiver errado, voce conseguiu resolver o problema, fazendo um contador, só que tirando -1 para que os sprites fiquem corretos, porém voce quer fazer que fiquem iguais as pontuações e nao quer utilizar o contador nem o -1, é isso?
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 3:27 pm

Pokedlg escreveu:nao estou compreendendo muito bem, mas me corrija se eu estiver errado, voce conseguiu resolver o problema, fazendo um contador, só que tirando -1 para que os sprites fiquem corretos, porém voce quer fazer que fiquem iguais as pontuações e nao quer utilizar o contador nem o -1, é isso?
Minha ideia era usar o tamanho da lista porqie como tenho items diferentes no cenário penso ser a melhor solução. Ao apanhar os items ele guarda os na lista e depois eu queria usar esse tamanho de items como contador dentro do Array sprite. Eu fiz essa condição para que o array de sprites não estoure mas o problema é que quando chamo a lista no segundo script a lista no debug da me tamanho zero ou não posso debugar no segundo script? Daí não muda para o próximo sprite porque não tem contagem

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 3:49 pm

Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:nao estou compreendendo muito bem, mas me corrija se eu estiver errado, voce conseguiu resolver o problema, fazendo um contador, só que tirando -1 para que os sprites fiquem corretos, porém voce quer fazer que fiquem iguais as pontuações e nao quer utilizar o contador nem o -1, é isso?
Minha ideia era usar o tamanho da lista porqie como tenho items diferentes no cenário penso ser a melhor solução. Ao apanhar os items ele guarda os na lista e depois eu queria usar esse tamanho de items como contador dentro do Array sprite. Eu fiz essa condição para que o array de sprites não estoure mas o problema é que quando chamo a lista no segundo script a lista no debug da me tamanho zero ou não posso debugar no segundo script? Daí não muda para o próximo sprite porque não tem contagem
Fiz agora outro teste e ele com. O primeiro script está tudo bem a funcionar apanha o item e conta e põe bem o resultado no texto que aparece no cenário. Mas depois que colide para deixar o lixo ele só faz a primeira posição do Array de sprites.

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 3:54 pm

Xremix30 escreveu:
Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:nao estou compreendendo muito bem, mas me corrija se eu estiver errado, voce conseguiu resolver o problema, fazendo um contador, só que tirando -1 para que os sprites fiquem corretos, porém voce quer fazer que fiquem iguais as pontuações e nao quer utilizar o contador nem o -1, é isso?
Minha ideia era usar o tamanho da lista porqie como tenho items diferentes no cenário penso ser a melhor solução. Ao apanhar os items ele guarda os na lista e depois eu queria usar esse tamanho de items como contador dentro do Array sprite. Eu fiz essa condição para que o array de sprites não estoure mas o problema é que quando chamo a lista no segundo script a lista no debug da me tamanho zero ou não posso debugar no segundo script? Daí não muda para o próximo sprite porque não tem contagem
Fiz agora outro teste e ele com. O primeiro script está tudo bem a funcionar apanha o item e conta e põe bem o resultado no texto que aparece no cenário. Mas depois que colide para deixar o lixo ele só faz a primeira posição do Array de sprites.
No segundo script pus simplesmente isto no start Debug. Log(player. ItemList.Count + "Contagem da lista" ) ; e lá dá tamho zero

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 3:55 pm

Xremix30 escreveu:
Xremix30 escreveu:
Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:nao estou compreendendo muito bem, mas me corrija se eu estiver errado, voce conseguiu resolver o problema, fazendo um contador, só que tirando -1 para que os sprites fiquem corretos, porém voce quer fazer que fiquem iguais as pontuações e nao quer utilizar o contador nem o -1, é isso?
Minha ideia era usar o tamanho da lista porqie como tenho items diferentes no cenário penso ser a melhor solução. Ao apanhar os items ele guarda os na lista e depois eu queria usar esse tamanho de items como contador dentro do Array sprite. Eu fiz essa condição para que o array de sprites não estoure mas o problema é que quando chamo a lista no segundo script a lista no debug da me tamanho zero ou não posso debugar no segundo script? Daí não muda para o próximo sprite porque não tem contagem
Fiz agora outro teste e ele com. O primeiro script está tudo bem a funcionar apanha o item e conta e põe bem o resultado no texto que aparece no cenário. Mas depois que colide para deixar o lixo ele só faz a primeira posição do Array de sprites.
No segundo script pus simplesmente isto no start Debug. Log(player. ItemList.Count + "Contagem da lista" ) ; e lá dá tamho zero
Porque será que ele perde o que tem armazenado?

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 4:03 pm

Qual o tamanho da array trashPlasticArray?
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 4:07 pm

Em que void voce colocou o Debug.Log?
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 4:08 pm

Pokedlg escreveu:Qual o tamanho da array [size=41]trashPlasticArray?[/size]
O tamanho é de 0 a 2

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 4:11 pm

Em que void voce colocou o Debug.Log?
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 4:12 pm

Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:Qual o tamanho da array [size=50]trashPlasticArray?[/size]
O tamanho é de 0 a 2
Coloquei o debug. Log no segundo script no void start()

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 4:13 pm

por isso que mostrou 0
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 4:14 pm

tente colocar o debug.log na void OnTriggerEnter, acho que irá funcionar
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 4:18 pm

Pokedlg escreveu:tente colocar o debug.log na void OnTriggerEnter, acho que irá funcionar
Funcionou ele tem lá os 3 items. Mas a Sprite não muda

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 4:33 pm

Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:tente colocar o debug.log na void OnTriggerEnter, acho que irá funcionar
Funcionou ele tem lá os 3 items. Mas a Sprite não muda
Eu acho que sei o que está a contecer. Ele quando colide com o objecto ele põe o total de items na primeira posição do Array fazendo nos mostrar o primeiro Sprite. 
Agora não sei como fazer ele iterar para as posições seguintes do Array até atingir o tamanho do trashPlasticArray

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 4:38 pm

Xremix30 escreveu:
Xremix30 escreveu:
Pokedlg escreveu:tente colocar o debug.log na void OnTriggerEnter, acho que irá funcionar
Funcionou ele tem lá os 3 items. Mas a Sprite não muda
Eu acho que sei o que está a contecer. Ele quando colide com o objecto ele põe o total de items na primeira posição do Array fazendo nos mostrar o primeiro Sprite. 
Agora não sei como fazer ele iterar para as posições seguintes do Array até atingir o tamanho do trashPlasticArray
Afinal acho qe consegui. Fiz um for a percorrer todas as posições do Array e fiz dentro uma condição se o count plástic for igual a i ele mudava de sprite. É parece que funcionou. 
Muito Obrigado Mais uma vez pela Ajuda Pokedlg 👍

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 4:46 pm

Eu tinha acabado de fazer o teste com o for kkk, ok  Smile Curti isso
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 4:56 pm

Pokedlg escreveu:Eu tinha acabado de fazer o teste com o for kkk, ok  Smile Curti isso
Desculpe me ter antecipado mas afinal ainda não funciona muito bem agora ele muda para a ultima sprite
Mas ele já deve estar a reconhecer as sprites todas

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 5:04 pm

Código:
public void OnTriggerEnter2D(Collider2D colision){
      if(player.itemPlasticList.Count < trashPlasticArray.Length+1)
        {
            Debug.Log(player.itemPlasticList.Count);

            for(int i = 0; i<player.itemPlasticList; i++)
            {
                spriteRenderer.sprite = trashPlasticArray[i];
            }
           
        }
        http://spriteRender.sprite = trashPlasticArray [player.totalCountPlastic - 1];

  }
}

Tenta deixar sua void OnTriggerEnter assim, ve se funciona
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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Xremix30 Ter Jan 26, 2021 5:24 pm

Pokedlg escreveu:
Código:
public void OnTriggerEnter2D(Collider2D colision){
      if(player.itemPlasticList.Count < trashPlasticArray.Length+1)
        {
            Debug.Log(player.itemPlasticList.Count);

            for(int i = 0; i<player.itemPlasticList; i++)
            {
                spriteRenderer.sprite = trashPlasticArray[i];
            }
            
        }
         http://spriteRender.sprite = trashPlasticArray [player.totalCountPlastic - 1];

   }
}

Tenta deixar sua void OnTriggerEnter assim, ve se funciona
Funcionou perfeitamente. Muito Obrigado pela sua ajuda Pokedlg

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DÚVIDA Re: Como aceder a pontuação correta no outro script

Mensagem por Pokedlg Ter Jan 26, 2021 5:31 pm

Denada Smile Curti isso
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